Como sentir se a ovulação está ocorrendo?

Se você está sonhando em ser mãe, deve estar ansiosa pelo momento da ovulação. Afinal, essa é a etapa propícia para engravidar. Antes de saber sobre os sintomas da ovulação, vamos entender sobre o que ocorre dentro da mulher nesse período.

A ovulação, que ocorre entre 12 a 16 dias antes menstruação, é a nomenclatura do momento ápice do ciclo fértil. Nessa janela de tempo, o organismo gera alterações hormonais significativas para que o ovário libere um gameta feminino (óvulo) para possível fecundação – que só ocorrerá se houver o encontro do gameta masculino (espermatozoide) com o óvulo.

Como a mulher só ovula uma vez a cada ciclo, esse momento é muito importante para os candidatos a mamães e papais. Durante essa ocasião, a mulher tem mais de 10 a 25% de chance de engravidar, caso não tenha nenhum problema de fertilidade, assim como o seu parceiro. Sabendo disso, os casais devem estar atentos ao calendário e aos sintomas femininos, para que pratiquem sexo no período em que o óvulo está disponível. O tratamento “coito programado” é um tratamento médico que auxilia os futuros pais a encontrarem o melhor momento para as tentativas.

Para começar a se monitorar, sempre considere o dia inicial de menstruação como o 1º dia do ciclo fértil. Essa referência ajudará a determinar os outros momentos. Comumente, a mulher tem um ciclo completo em 28 dias, e a ovulação ocorre na metade, portanto no 14º dia (pico), sendo “mais fértil” nos dias próximos a essa data. Isso é apenas um norte, pois há mulheres com ciclos bastantes irregulares ou com durações diferentes. Uma mulher com ciclo de 35 dias, terá, por exemplo, o pico de fertilidade (ovulação) no 21º dia, aproximadamente. Tenha em mente que para esses cálculos, deve-se levar em conta uma margem de erro de 2 a 3 dias.

Agora que você já consegue ter uma noção sobre quando estará fértil, ainda que aproximadamente, fique atenta aos sintomas que o corpo dá. Observe-se. Toque-se. Assim, conseguirá notar se o muco cervical (localizado no interior da vagina) ficará denso e elástico, semelhante à clara de ovo. Se sim, é sinal que você está no período ovulatório. Normalmente, a secreção vaginal é bem menos densa.

Além do muco, os seios e a sensibilidade no abdome também te ajudarão a fica atenta. Durante a liberação do óvulo pode-se sentir uma leve dor semelhante à cólica em um dos lados da região inferior do abdome (essa intensidade é variável de mulher para mulher. Se for muito forte, o médico deverá ser consultado). As mamas ficam doloridas durante a ovulação, efeito dos hormônios que liberam o óvulo. Com a ajuda de um termômetro, você também poderá notar que a sua temperatura ficará de 0,5 a 1ºC acima do normal a partir da ovulação.

Se você ainda tiver dúvidas sobre estar ou não no período de ovulação, tem mais um detalhe que pode levar em conta: a libido. Há um aumento significativo de desejo sexual, em grande parte dos casos, devido ao pico do hormônio LH e um leve aumento na produção de testosterona. Essa reação é um estímulo que o próprio organismo proporciona para que haja a reprodução. Legal, não é mesmo?

Esteja alerta aos sinais de ovulação e aproveite a chance de gerar o seu bebê. Caso precise de apoio médico, conte com os especialistas em reprodução humana da Life Search.

Compartilhe:

Posts Relacionados