Uma vez que a gravidez é confirmada, que alegria! Toda busca foi recompensada e agora é hora de sonhar com o rostinho, escolher nomes, decorar o quarto e comprar as roupinhas fofas. Mas, muitas mamães e papais que lutaram muito para que a gestação ocorresse começam a ficar extremamente preocupados e superprotetores com a grávida, com medo de que a gestação seja interrompida.
Quanto ao primeiro trimestre então, nem se fala! É que, de fato, a maior parte dos abortos espontâneos ocorrem nesse período. Mas, o importante é seguir todas as recomendações médicas e ir a todas as consultas, sem falta! Isso garantirá as recomendações necessárias que irão resguardar fatos indesejados.
Os cuidados tomados antes da gravidez e no início do primeiro trimestre são fundamentais para o sucesso da gestação. A realização de exames, a suplementação de ácido fólico e atualização das vacinas é importante para uma gravidez saudável. Em casos específicos, pode ser necessário cuidados especiais como restrição de atividades físicas ou uso de algum medicamento.
No mais, é muito válido encher-se de amor e pensamentos positivos. Afinal, a mente comanda o corpo. Não é à toa que fatores emocionais podem impactar significativamente na fertilidade de homens e mulheres, não é mesmo?!
Cada fase da gravidez exige um cuidado diferente. É importante conhecer todas as possibilidades e manter as consultas do pré-natal em dia. Confira alguns detalhes que merecem atenção:
– 1º TRIMESTRE: é o período que vai da semana 0 à 13ª. É o momento em que os órgãos do bebê começam a se desenvolver. É, também, o período em que a futura mamãe tem mais enjoos e desânimo.
– 2º TRIMESTRE: vai da 14ª à 26ª semana. Apesar de a barriga estar maior, esse é o período em que a gestante fica mais tranquila. Em contrapartida, há mais compromissos médicos, devido a exames.
– 3º TRIMESTRE: da 27ª semana até o nascimento, que geralmente ocorre da entre a 37ª a 42ª semana. É tempo de realizar exames pré-parto e preparativos mais práticos para a vinda do bebê. Pode haver maior cansaço à mamãe devido ao peso e volume abdominal, além das grandes modificações na fisiologia da mulher.
É muito importante que haja acompanhamento médico próximo desde a suspeita de gravidez até o período após o parto, chamado de puerpério. Toda a atenção é fundamental para garantir bem-estar e segurança da mamãe e do(s) bebê(s).
Procure um médico de confiança para te acompanhar nesse momento tão importante e agende as consultas! Tenha uma gravidez saudável!