Atualmente, a tecnologia faz parte do cotidiano da maioria dos cidadãos. Seja para auxiliar no trabalho, locomoção e até para o lazer, os celulares, tablets, computadores e eletroeletrônicos estão por toda parte.
Entretanto, o contato direto e por muito tempo, principalmente com os smartphones, não faz muito bem à saúde. Segundo uma pesquisa realizada na Itália, o uso dos celulares guardados no bolso tem impacto na fertilidade masculina.
Como os celulares atingem a fertilidade?
Apesar de ainda não saberem explicar como os celulares atingem a fertilidade masculina, os cientistas cogitam que, o celular no bolso e os casos de infertilidade se relacionam, também, com a questão das ondas eletromagnéticas emitidas pelos aparelhos e pela possibilidade do aumento da temperatura dos testículos – já que os espermatozoides, como é sabido, devem ficar armazenados em uma temperatura inferior a do restante do corpo.
Quais as consequências do celular no bolso?
De acordo com o estudo da Universidade de Catania, manter o celular no bolso por diversas horas pode ocasionar, na fertilidade masculina, as seguintes alterações:
- Baixa na quantidade dos espermatozoides produzidos;
- Baixa na qualidade dos espermatozoides produzidos.
Como prevenir a infertilidade pelo uso do celular?
Para os homens que desejam saber como podem prevenir a infertilidade advinda do uso dos smartphones, os cientistas recomendam: reduzir a duração das conversas e evitar portar o aparelho perto da virilha. Além disso dormir junto a ele, ou falar enquanto a bateria carrega não são hábitos legais. O ideal é usar fones de ouvido sempre que possível.
A garantia de uma vida saudável vem de hábitos implementados ao longo do tempo. Trocar velhos hábitos que não fazem bem à saúde por novos, que promovam a qualidade de vida, é essencial para o desenvolvimento individual e preservação da fertilidade para realizar sonhos futuros.
Apesar de já existirem vários estudos sobre o assunto, esse tema ainda é controverso e deve ser visto com cautela.