Durante o processo de Fertilização In Vitro (FIV), um exame genético pode ser utilizado pelos médicos para certificar a qualidade dos embriões que serão transferidos para o útero da mulher. Esse tipo de exame é chamado de Screening Pré-Implantacional ou PGS. Por meio dele, é possível remover, com técnicas microcirúrgicas, algumas células para a análise cromossômica. Esse exame é feito de três a cinco dias após a FIV, sendo uma alternativa que permite a transferência de embriões com alta probabilidade de serem cromossomicamente normais, para o útero materno.
O Screeningx Pré-Implantacional é indicado para:
- Quem já teve filho com alguma anomalia cromossômica;
- Casais que não conseguem engravidar, após várias tentativas de FIV;
- Quem tem histórico familiar de doenças genéticas;
- Pessoas com histórico de abortos recorrentes;
- Mulheres a partir de 38 anos que desejam ter filhos;
- Portadores de alguma alteração cromossômica.
É importante ressaltar que o PGS só será efetivo se for bem específico e recolher todas as informações possíveis das células de cada embrião. Além disso, apesar de ser indicado nos casos acima, o exame não está isento de falhas, elas podem ocorrer em 10% dos casos.
Com o passar do tempo, as técnicas que envolvem o PGS têm sido aprimoradas, graças à evolução das pesquisas relacionadas à genética molecular. Isso garante uma eficácia cada vez maior na implantação de embriões realmente saudáveis, durante a FIV.
Quer saber mais sobre esse exame? Deseja esclarecer algumas dúvidas sobre esse e outros processos relacionados à reprodução assistida? Clique aqui e entre em contato conosco.