Você sabia que os hábitos alimentares podem influenciar na fertilidade do homem e da mulher? Nos casos de casais que têm dificuldades para engravidar e pretendem recorrer à Fertilização In Vitro, a alimentação continua sendo um fator muito importante. Entre as vitaminas essenciais para essa fase e que não podem faltar no organismo da mulher está a vitamina B9, conhecida também como ácido fólico.
Durante a gestação, essa vitamina ajuda na formação dos órgãos, tecidos e células sanguíneas (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas) do feto, além de estar envolvida no processo de divisão celular. Já a falta do ácido fólico no organismo da mulher pode causar anemia macrocítica. Esse tipo de deficiência pode provocar uma série de problemas na formação do sistema nervoso do bebê e até impedir a continuidade da gravidez (aborto).
Por isso, é fundamental para as mulheres que estão planejando uma gravidez abastecer o organismo com uma dieta rica em ácido fólico. Segue abaixo uma lista com alguns alimentos:
- Beterraba
- Leguminosas
- Espinafre
- Alface
- Repolho
- Ervilha
- Tomate
- Cenoura
- Trigo
- Farinha de aveia
- Queijo
- Ovos
Além de uma dieta com uma concentração maior dessa vitamina, o médico indicará o ácido fólico “puro”, em formato de remédio, de acordo com a saúde da mulher. A dose mínima diária é de 0,4mg, mas pode ser maior em algumas circunstâncias.
Quer saber mais sobre como é a preparação para a Fertilização In Vitro? Queremos ajudá-lo a realizar o seu sonho de ter filhos! Clique aqui e entre em contato conosco.