Blog Life Search
Tratamento de fertilidade para transgêneros

Tratamento de fertilidade para transgêneros

Uma das grandes questões entre os transgêneros é a possibilidade de ter filhos biológicos. Afinal, a identificação com o sexo oposto ao do nascimento não interfere na vontade de ser pai ou mãe. Por outro lado, cirurgias e terapias hormonais podem causar infertilidade temporária ou mesmo, efetiva.

Apesar disso, são poucas pessoas que se preocupam com esse assunto nas primeiras consultas ao médico durante o processo de transição de gênero. Mas afinal, transgêneros podem ter filhos biológicos?

Sim! E o caminho mais viável para isso passa pela preservação da fertilidade.

Preservação da Fertilidade para Transgêneros

No momento em que a transição está acontecendo, pode ser que a pessoa não sinta o desejo de ter filhos. Mas e no futuro? Por isso, a preservação da fertilidade deve ser um assunto discutido logo no início do processo de transição.

Esse método consiste no congelamento de gametas (espermatozoides ou óvulos) ou de embriões, para posterior fecundação. O material genético pode ficar congelado por tempo indeterminado. O procedimento deve ser realizado antes do uso dos hormônios na transição.

Homens trans, gravidez e fertilização in vitro (FIV)

Muitos homens transgêneros tem vontade de gerar um filho. E essa possibilidade é real pois possuem o órgão reprodutor feminino. Para isso, é necessário interromper o tratamento hormonal antes, durante e alguns meses após a gravidez. Consequentemente, será produzido progesterona causando crescimento nos seios e menstruação.

Caso o paciente não deseje gerar a criança, mas tenha os seus óvulos congelados, é possível recorrer a um útero solidário. A fecundação é feita em laboratório, por meio de fertilização in vitro e, depois, o embrião é implantado no útero da parceira ou no útero solidário. Neste segundo caso, a mulher a gerar a criança deve ser uma parente em até 4º grau do paciente, ou seja, mãe, irmã ou tia, por exemplo.

Mulheres trans, gravidez e fertilização in vitro (FIV)

No caso das mulheres trans, também é possível ter filhos biológicos. Porém, não é possível que a paciente gere a criança, já que possui os órgãos reprodutores masculinos.

Mas por meio do coito com um indivíduo que possua os órgãos reprodutores femininos ou por meio da coleta de espermatozoides para inseminação artificial ou fecundação in vitro, é possível gera a vida.

Caso já tenha sido feito o congelamento do esperma, basta fazer a fecundação por meio das técnicas de reprodução assistida.

Se você é um transgênero e pretende ter filhos ou quer deixar essa possibilidade em aberto, converse com seu médico ou procure uma clínica de reprodução assistida. O sonho de ter filhos biológicos não precisa ser interrompido para você ser quem é.

Nesse artigo você pode saber mais sobre Preservação da Fertilidade: http://lifesearch.com.br/saiba-mais-sobre-preservacao-da-fertilidade/

Direitos reservados Life Search
Warning: Use of undefined constant Y - assumed 'Y' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/b2/a5/lifesearch/public_html/wp-content/themes/lifeSearch/footer.php on line 259
2021.