Blog Life Search
Por que as grávidas devem ter cuidado com a vitamina C?

Por que as grávidas devem ter cuidado com a vitamina C?

A chamada nutrição gestacional é muito procurada pelas futuras mamães. As gestantes possuem necessidades específicas a cada trimestre da gravidez e devem ficar atentas às taxas de vitaminas, minerais e ganho de peso adequado. Mas como determinar o que é melhor em cada fase da gravidez e por que tomar cuidado com a vitamina C? Aqui vão as respostas…

A alimentação durante a gestação necessita de cuidados e tratamentos. A gestação não é época para fazer dietas restritivas e nem perder peso. Por outro lado, também não significa comer em excesso, ou “comer por dois”. A cada período, a alimentação precisa ser selecionada e muito mais balanceada. É claro que nada substitui o acompanhamento médico e os exames que devem ser feitos durante o pré-natal, ok?!

Agora sobre a vitamina C: ela se faz mais necessária durante o segundo trimestre, pois ela age na formação do colágeno, que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem, aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico. Além disso, a ausência ou deficiência de vitamina C durante a gravidez pode aumentar o risco de infecções, ruptura prematura da membrana na gravidez, parto prematuro e eclampsia.

A dose recomendada de vitamina C para as gestantes é de 85 mg/dia, valor que se atinge facilmente com uma alimentação equilibrada no qual se incluem alimentos como vegetais, legumes e frutas frescas. Outro ponto importante é que o consumo deste tipo de alimentos seja diário, já que o ser humano não tem capacidade de criar uma reserva desta vitamina no organismo.

A vitamina C tem ainda um papel importante na absorção do ferro, na cicatrização e no crescimento normal dos ossos, além de promover a síntese de hormônios  Então, nada de descuidar da alimentação por toda a gestação, hein? Ter uma gravidez saudável é transbordar felicidade, de dentro para fora!

Direitos reservados Life Search 2019.