Blog Life Search
Infertilidade é quase sempre um problema feminino?

Infertilidade é quase sempre um problema feminino?

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a infertilidade é um quadro estritamente feminino, isso não é verdade. Quando conseguimos determinar a causa da infertilidade, em cerca de 40% dos casos encontramos um fator feminino isolado. Em cerca de 40%, o fator de infertilidade é masculino. Em cerca de 20%, os dois parceiros podem apresentar algum exame alterado. Lembramos, ainda, que em torno de 10 a 15% dos casais, não conseguimos determinar a causa da infertilidade.

Diversas razões podem gerar a infertilidade, tanto feminina quanto masculina. Entre os motivos possíveis, estão os efeitos de doenças ou práticas nocivas: obesidade, diabetes, depressão, tabagismo, etilismo, dependência de drogas ilícitas, uso de anabolizantes e má nutrição, entre outras possibilidades.

A mulher que não apresenta problemas ginecológicos ou avanço de idade pode tentar engravidar normalmente, mesmo que mais tarde venha a precisar da ajuda de um especialista.

Para detectar a razão da infertilidade, é necessário realizar exames específicos. Esses exames irão detectar o funcionamento ovariano, os níveis hormonais, a cavidade uterina, a permeabilidade das trompas, entre outras coisas. O tipo dos exames a serem realizados e o momento ideal para a solicitação de cada um deles irá depender da idade da mulher, tempo de infertilidade e história clínica do casal.

Após o diagnóstico da causa da infertilidade, é hora do tratamento. Os métodos de reprodução assistida, como fertilização in vitro (FIV) e inseminação intrauterina, não são uma garantia de eficácia, embora solucionem a maioria dos casos. Se o seu sonho é gerar a vida, mas está tendo dificuldades, consulte-se com um especialista em reprodução humana.

Direitos reservados Life Search
Warning: Use of undefined constant Y - assumed 'Y' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/b2/a5/lifesearch/public_html/wp-content/themes/lifeSearch/footer.php on line 259
2021.