Blog Life Search
Infertilidade após o primeiro filho: mito ou verdade?

Infertilidade após o primeiro filho: mito ou verdade?

A facilidade para engravidar naturalmente na primeira vez não garante que o mesmo aconteça na segunda tentativa. É muito comum encontrar casais que, mesmo tendo engravidado com facilidade no primeiro filho, ficam meses ou mais de um ano tentando, sem sucesso, ter o segundo filho. A infertilidade secundária não é rara: na verdade, é tão comum quanto a infertilidade no primeiro filho. Os fatores que causam ambas condições são, inclusive, praticamente iguais. A dificuldade para engravidar pela segunda vez pode ser causada pela idade do casal, pelo estilo de vida (tabagismo, consumo de álcool, excesso de peso, entre outros) ou, ainda, por problemas de saúde, como algum processo inflamatório que cause obstrução das trompas, nas mulheres, e diminuição da espermatogênese (produção dos espermatozoides), nos homens. O estresse também aparece como grande vilão: o que acontece é que os casais, por não terem tido dificuldades na primeira gravidez, possuem a expectativa de que o mesmo irá acontecer na segunda tentativa, o que gera frustração. Além disso, se encontram cercados por pessoas que não tiveram problemas semelhantes e podem ter os abalos psicológicos aumentados pela cobrança e/ou falta de compreensão da família e do círculo social.

Levando em conta que a fertilidade está diretamente ligada à boa saúde mental e que há a possibilidade de influência das causas emocionais, é essencial que os casais busquem acompanhamento psicológico para reduzir os efeitos do estresse, o qual pode ter um grande papel na dificuldade em engravidar.

Direitos reservados Life Search
Warning: Use of undefined constant Y - assumed 'Y' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/b2/a5/lifesearch/public_html/wp-content/themes/lifeSearch/footer.php on line 259
2021.