Blog Life Search
Homens com lesão medular podem ser pais

Homens com lesão medular podem ser pais

Em relação aos paraplégicos ou tetraplégicos, ainda existem muitas dúvidas e estigmas sobre a fertilidade, principalmente masculina. Hoje, com todo o aparato tecnológico da medicina, é perfeitamente possível que eles sejam pais biológicos, por meio das técnicas específicas de reprodução assistida.

Na maioria dos casos de lesão medular em homens, a ejaculação espontânea fica impedida, mas o organismo continua produzindo espermatozoides normalmente. Assim, é necessário retirar os gametas masculinos do interior dos testículos, para a realização de fertilização in vitro ou inseminação intrauterina.

Para isso, existem três técnicas básicas: duas que induzem a ejaculação (que são priorizadas) e uma que consiste na retirada cirúrgica, por uma pequena incisão na bolsa escrotal. Essas modalidades se chamam: vibroestimulação, eletroejaculação e extração cirúrgica de espermatozoides.

Vibroestimulação consiste em utilizar um instrumento estimulador, próximo à saída da uretra. Espera-se que, por ação reflexa, ocorra a ejaculação devido a vibração. A taxa de sucesso é de 70%, aproximadamente.

Eletroejaculação é a técnica que produz impulsos elétricos diretamente na próstata. É feita por meio da introdução de um estimulador no reto, sob anestesia local. O procedimento não é indolor, mas a motivação para realiza-lo é a alta taxa de ejaculação (cerca de 90% dos casos).

Extração cirúrgica de espermatozoides é  uma intervenção relativamente simples, realizada apenas com anestesia local. Entretanto, só é utilizada quando as duas técnicas supracitadas são não forem possíveis.

Para gerar os filhos, é preciso que a parceira (ou “barriga solidária”) se submeta a uma inseminação intrauterina ou à fertilização in vitro, utilizando os gametas extraídos do paciente com paraplegia ou tetraplegia.

Ter filhos faz parte dos anseios humanos e completa o sentido da vida para muitas pessoas. Recorrer às técnicas médicas, para a geração da vida, é não desistir dos sonhos.

 

Direitos reservados Life Search
Warning: Use of undefined constant Y - assumed 'Y' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/d/b2/a5/lifesearch/public_html/wp-content/themes/lifeSearch/footer.php on line 259
2021.