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Dicas para reduzir cansaço e enjoo durante a gravidez

Dicas para reduzir cansaço e enjoo durante a gravidez

Durante a gestação, a mulher sofre muito com as ações dos hormônios e com as modificações do organismo, para gerar o bebê. Essas alterações significativas proporcionam aquele cansaço agudo que só as grávidas sabem realmente como é. Como se aliviar? Siga estas dicas:

-> SEMPRE QUE POSSÍVEL, TIRE UM COCHILO: dormir por 30 minutos, mais ou menos, pode repor as energias e deixar o dia mais leve. Pausas breves, de olhos fechados, também ajudam a relaxar. E, à noite, durma no mínimo por 8 horas.

-> CONTE COM AS ALMOFADAS: em determinado momento da gestação, achar uma boa posição, seja para se sentar ou deitar, pode ser complicado. Utilize almofadas e travesseiros para melhorar seu conforto. Apoie a barriga e as costas. Evite deitar de bruços, mesmo com poucos meses de gravidez.

-> FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS MODERADAS: exercícios leves como caminhada, hidroginástica e alongamento ajudam a melhorar o condicionamento respiratório, reduzindo a sensação de exaustão. Além disso, auxilia no controle de peso e libera endorfina (que melhora o bem estar). Mas, lembre-se: antes de seguir essas e outras dicas, converse com seu obstetra sobre o que é indicado para você.

A dança, além de ser uma atividade divertida e encantadora, mexe bastante com todo o corpo. Ela pode ser uma ótima opção para as grávidas que precisam manter o peso equilibrado, mas que não têm muita paciência para esportes. Além disso, a dança ajuda a amenizar o inchaço nas pernas, a diminuir a ansiedade, a controlar a pressão arterial e a melhorar a autoestima da mulher. A dança de salão, por ter passos mais tranquilos e lentos, é a mais indicada para as gestantes.

A hidroginástica também é uma ótima opção de atividade para as gestantes! Confira abaixo os principais benefícios:

-> Alivia o peso extra da gestação;
-> Ajuda a amenizar as dores do parto;
-> Auxilia no controle da respiração;
-> Melhora a circulação sanguínea;
-> Reduz a necessidade de anestesia, durante o parto.

Na maioria das vezes a dor nas costas e o cansaço não são preocupantes, mas se você estiver custando a tolerar, não deixe de consultar o médico para descartar problemas mais graves. Essa incomodo, que pode ocorrer ora generalizada, ora no cóccix, ora na base das costas, acontece porque além do aumento de peso do útero, você está passando por mudanças hormonais e o seu corpo já começa a se preparar para o parto, ao final do ciclo da gravidez. Ligamentos, músculos, discos e articulações podem ficar sobrecarregados, por isso adote algumas estratégias para se aliviar:

-> BANHO MORNO DE IMERSÃO: sem exagerar na temperatura da água, submerja-se em uma banheira ou use uma bolsa de água quente nas costas. Evite temperaturas altas, para que não ocorra queda da pressão arterial.

-> CINTA DE SUSTENTAÇÃO: converse com o seu médico e peça a indicação de uma cinta específica para grávidas. Isso ajudará a distribuir o peso da barriga e aliviar os músculos do entorno.

-> MASSAGEM NA REGIÃO LOMBAR: o(a) parceiro(a) pode massagear levemente os músculos ao longo da coluna e da região lombar. Procurar o auxílio de um fisioterapeuta também é uma excelente opção.

Sobre o mal estar ligado ao enjoo, infelizmente não existe uma fórmula mágica que resolva o problema de todas as futuras mamães. Mas algumas dicas costumam ajudar. Confira e teste:⠀

-> Consuma alimentos frios. Quanto menos aquecidos, menos cheiro exalam.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

-> Quando acordar, coma bolachas de água e sal ainda em repouso. Aguarde cerca de 30 minutos antes de se levantar.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

-> Faça refeições frequentes e pequenas: estômago vazio piora náuseas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

-> Evite alimentos muito condimentados, ácidos ou gordurosos: podem irritar o estômago.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

-> Diminua a ingestão de líquidos durante as crises: a hidratação é importantíssima, mas em excesso piora enjoos. Quando melhorar, hidrate-se normalmente.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

-> Cheire limão. O odor de um limão cortado pode ajudar a amenizar a náusea.

-> Evite proximidade com cheiros fortes que causem aversão. Comidas e perfumes estão na lista. Identifique quais são e fique longe deles!⠀⠀⠀⠀⠀

Cuidado para não se estressar demais com as dores, enjoos e cansaço. Ao passar por situações enervantes, as mães produzem adrenalina. Isso bloqueia a oxitocina, um dos hormônios que influenciam na produção de leite. Portanto, siga as dicas e procure relaxar.
Não deixe de relatar tudo ao seu médico! As consultas de pré-natal são momentos valiosos para tirar um monte de dúvidas que sempre aparecem durante a gestação. No início, as consultas devem ser mensais; depois, a cada 15 dias; na reta final da gravidez, semanalmente. As necessidades diferenciadas de consultas serão definidas pelo ginecologista/obstetra. É importantíssimo fazer todo o acompanhamento e compartilhar todas as suas dificuldades. Feliz gravidez!

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